728x90 AdSpace

Latest News

Tecnologia do Blogger.
21.2.13

{TeEscrevendo} A Guitarra, de Sylvio Amadeo!

Heeeeey Molecada \õ
Estamos aqui finalmente para fazer a primeira resenha de um livro que é de uma Editora Parceira ~ 
Este livro é da Porto De Ideias e nos faz pensar no que faríamos em tais situações.. Estou falando de A Guitarra!



Sinopse do Skoob: Amadeo escreve por compulsão. Diz que nos momentos de tensão e mesmo quando absorvido por absoluta paz, cenas, diálogos e paisagens, factuais ou imaginárias, transbordam em formas digitais, por isso tem sempre à mão um bloquinho de notas e uma Pentel P205 com grafite 0,5mm; herança dos tempos de formação acadêmica em engenharia mecânica.
“A Guitarra” é a segunda produção literária que Amadeo oferece a seus leitores. Se em “Meu avô italiano”, a construção memorialista impedia ou inibia certos recursos ficcionais, aqui Amadeo se aproxima de um Tchekov, revelando os segredos e a natureza das personagens como num processo semiótico, cheio de tortuosidades intencionais e ardilosas, à maneira de um demiurgo.
Do começo ao fim, a trama circula em torno da tentação que traz o dinheiro, o poder e o sexo – essas grandes instituições da modernidade pós-utópica. O cotidiano de violência velada e explícita da qual participam os cidadãos das grandes metrópoles é reinventado nesta trama policial, passada na São Paulo da década de 90, entre os sonhos e as angústias de advogados, estelionatários, falsificadores e outros protagonistas do cenário social urbano.

Vamos começar com uma simples pergunta: O QUE VOCE FARIA SE ACHASSE R$ 10 MILHÕES EM NOTAS QUASE PERFEITAS? Foi o que aconteceu com Luciano, o nosso protagonista.

Luciano Maia é um advogado de meia idade que esta se confraternizando na virada de ano de 1994 para 1995. Ele esta conversando com seu amigo de infância Juarez que esta bem de vida. Luciano tem duas lojas perto do Aeroporto de Congonhas em São Paulo. Juarez compra uma loja para negociar artigos lá. Assim Luciano fecha negócio. No outro dia ele da uma passada a noite na fachada da loja mas acidentalmente ele quebra o vidro de entrada. E na procura por um telefone ele acha 10 MILHÕES DE REAIS.. A VISTA! Ele esbugalhou os olhos assim como você agora.


Mas Luciano é esperto. Raciocinando rápido ele pega toda aquela grana. Vai para um hotel e investiga as notas. Ele nota que estão com número de série repetidos, mas tem um lance de duas séries de números. Assim ele separa por malotes e resolve guardar as notas e usar outras. A vida dele muda naquele instante. Mas ele se concentra tanto em como usar essas notas que acaba caindo em uma armadilha de um detetive particular que faz parecer que ele traiu sua esposa. Assim ela o larga. Trágico.

Mas a prostituta que estava envolvida no esquema acaba se envolvendo com Luciano ou o contrário, assim ela larga essa vida aos poucos, com muita ajuda de sua filha pequena e extrovertida Helena. E Juarez tambem tem sua vida mudada. Mas é por causa de Marta. Secretária de Luciano. Ela sempre ia buscar o pagamento do aluguel da loja e acabaram se envolvendo. Juarez resolve tomar uma decisão. Sair dessa vida de falsário. Mas sair do esquema Guitarra pode ser mais perigoso do que fazer parte dele.


Ao mesmo instante. Luciano cuida de um processo administrativo para uma empresa de médio porte. Tudo estava bem até chegar uma proposta irrecusável de uma empresa petrolífera da Nigéria para uma dos sócios. Mas nem tudo é o que parece e em uma reviravolta inesperada, Luciano se mete numa fria. Mas ele tem um plano.

Sylvio Amadeo escreve não só um Estória sobre Luciano. Ele escreve sobre os pecados capitais modernos que dominam a sociedade. A obsessão pelo poder, sexo e dinheiro é muito bem descrito nesta obra. E o melhor para mim foi a dinâmica. Ele é 90% em diálogos. Mas não aquele que te deixa com sono. Mas bem dinâmico mesmo. Acabou o papo com um, aquele que recebeu o contato ja esta falando com outro e assim vai indo o curso das ações e o ponto de vista da maioria é colocado a mesa. Fazendo da estória um jogo de blefes e aparente sinceridade valendo dinheiro, poder, glória e as suas próprias vidas. Nota? 9.2 ! See ya \õ

{TeEscrevendo} A Guitarra, de Sylvio Amadeo!
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

5 comentários:

  1. Nunca li nada da editora e não me interessei por essa obra, mas amei a resenha *-* não gosto muito de livros desse tipo, meio policiais, mas amo livros cheios de diálogos!
    Beijos,

    Letícia
    www.odomdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Moooooça livros assim são muio bons ! *-* Experimenta qualquer dia hehe
    Volte sempre \o

    ResponderExcluir
  3. Eu achei bacana a ideia desse livro!
    Pensa achar 10 milhoes? Noooosssa *o*

    BJin

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada parecido.... e acho q não vou ler, apesar da idéia de achar tanto dinheiro ser atraente. Meu estilo literário é outro... mas convenhamos, a história do Luciano é digna de virar filme... se é que já não tenha algo por ai!

    A resenha tá ótima... mas esse lance de corrupção, obsessão pelo poder etc... me deixa de mal humor...ou seja, triste! A resenha tá tão perfeita que quase me senti na pele do personagem... desesperado e me sentindo numa fria total. rsrsrsrsrs

    Parabéns pelo trabalho da resenha ... não sei se vou ter vontade de ler... mas quem sabe um dia... rsrsrsrsrs


    bjokassssssssssssssss e até a próxima!

    Roberta Sheyler
    http://sonhosliterario.blogspot.com.br/2013/02/resenha-interligados-aden-stone-e.html

    ResponderExcluir
  5. Valeu pessoal! Pensem bem e leiam este livro sim, ele é bom mesmo, vai fazer vces pensarem haha

    Ate a proxima e voltem sempre \o

    ResponderExcluir

Top