728x90 AdSpace

Latest News

Tecnologia do Blogger.
11.4.13

{TeEscrevendo} O Inimigo Secreto, de Agatha Christie !

Heeeey Jovens Aventureiros! \õ
Finalmente li uma obra da eterna mestre Agatha Christie ! E não foi qualquer um, foi uma relíquia! O Inimigo Secreto que também já foi lançado como Jovens Aventureiros Ltda., Vamos ao livro! 


Sinopse do Skoob: Tommy e Tuppence, os dois sócios fundadores da firma Jovens Aventureiros LTDA., vêem-se às voltas com um enigma que confundiu até mesmo a Scotland Yard, a mais experiente polícia do mundo: o desaparecimento de Jane Finn, uma garota americana que levava consigo documentos secretos importantes.
Algumas pessoas das relações da jovem eram amigas, porém não de inteira confiança, enquanto também a cercavam inimigos, que tudo faziam para não ser identificados. Com isso, Tommy e Tuppence quase chegaram a fechar a firma, lamentando amargamente o dia em que, movidos apenas pela intenção inocente de se dividir um pouco, tiveram a infeliz ideia de escolher esse caminho perigoso para gozar das delícias e perigos da aventura, fugindo do enfado da rotina. 

Primeiramente, vamos entender uma coisa. Londres, 1920. Tuppence é uma garota bem esperta que cansou da rotina que leva e quer um pouco de aventura. Seu amigo de infância, Tommy Bredesfort também tem a mesma opinião, ou apenas quer acompanha-lá no que poderia vir. Juntos, em uma mesa de restaurante, decidem criar a Jovens Aventureiros Ltda. Um nome bem ingênuo mas que não retrata a personalidade dos dois aventureiros. Logo depois de colocar tudo em andamento, um senhor chega em Tuppence falando que ouviu a conversa e quer oferecer um emprego logo de cara. Seu nome: Wittington.



Wittington quer apenas que Tuppence saia do país e vá para um lugarzinho bem incomum. Isso a deixa desconfiada, e em um golpe de sorte quando é perguntada o nome, ela fala Jane Finn. O que deixa o senhor irado! Ela mantém o papel de Jane Finn por alguns minutos e descobre que ela estava desaparecida e que estão a procurando. Tuppence sai batida de lá, mas tem uma ideia junto com Tommy: Coloca um anúncio no jornal, se alguém tiver informações de Jane Finn para entrar em contato com eles. Descobrir um pouco mais sobre este nome virou prioridade para os Jovens Aventureiros.

Eles recebem dois contatos. Sr. Carter, que contou a história de Jane Finn. Uma jovem que estava à caminho de Paris em um navio quando um agente especial da Inglaterra, depois do navio ser bombardiado por torpedos, ve a oportunidade de salvar documentos que salvariam a Inglaterra da Guerra — Tudo isso em 1915 — e como mulheres e crianças seriam salvas primeiro, ele entrega a Jane Finn, única mulher confiável que o agente identifica no Navio. Assim, ela é salva mas desaparece assim que atinge o solo. E mesmo 5 anos após tudo isso, os documentos ganharam nova importância e poderia colocar caos no mundo. Sr. Carter contrata o Jovens Aventureiros para achá-la, lembrando que muitos já falharam. 



O segundo contato é do primo distante de Jane Finn, o Sr. Julius P. Hersheimmer. Ele é herdeiro de uma compania de ferro dos EUA, ele é milionário varias vezes segundo a autora. Ele quer desesperadamente se redimir do desentendimento distante de seus pais, mas quando ele chegou aqui ela estava desaparecida. Ele entra na investigação junto deles e partem para cima das poucas pistas que tem. Mas Tuppence sabe de Wittington, então quando o avista na rua junto de Tommy, pede que ele o siga, ele esta acompanhado de um russo chamado Bóris e eles estão prestes a se separar na estação de trem. E agora? Quem seguir? 

Ele liga para Julius que corre para a estação e pede que ele siga Wittington que entrou no vagão do trem. Enquanto isso, Tommy segue Bóris. Julius segue Wittington de um jeito atrapalhado mas eficiente, e depois de cair de uma árvore e acordar em um Hospital, ele descobre por acaso o rastro de Jane Finn. Já Tommy descobre muita coisa já que ele entra em uma casa em Soho aonde esta sendo feita uma reunião de toda a gangue de Sr. Brown, um inimigo que esta em todos os lugares aparentemente. E quem esta atrás de Jane e dos documentos. Mas Tommy é pego e é feito de refém. Mas com a ajuda da misteriosa Annete, ele foge. 



Mas enquanto estava fora, Tuppence, com um plano ótimo e articuloso, consegue tirar de Sra. Vandemeyer quem é Sr. Brown. Mas quando iria falar ela leva um susto com a aparição de Julius e o advogado Sir James Peel Edgerton que vira um aliado dos Jovens. E na virada da noite de descanso de Sra. Vandemeyer, ela é morta envenenada misteriosamente, sendo que só os três apenas estavam no Apartamento. Mistério.

E depois que Tommy aparece, quem desaparece seguindo uma pista falsa é Tuppence. Neste momento eles ficam desolados, seguindo pistas falsas e com o tempo correndo. Eles pensam em desistir, Julius chega até em pensar nisso, mas desconfianças e pensamentos deixados de lado são relembrados e um novo rumo é levado. Nunca chegarão tão perto de Jane Finn, mas nunca estiveram tão perto também do temido e perigoso Sr. Brown. E ele é um dos aliados, mas quem? 

Com muito mistério, romance, ação e muito raciocínio esta obra nos leva a outra época em outro mundo. Agatha Christie mostra toda sua maestria na área do mistério nos fazendo desconfiar de tudo e de todos e confirmando porque livros sempre terão seu lugar na sociedade. Se uma obra de mais de 50 anos atrás ainda nos fascina, imagina as de agora daqui a 70 anos? Sem livros não há sociedade, é o que eu penso. Nota? 9.8 ! See ya \õ
{TeEscrevendo} O Inimigo Secreto, de Agatha Christie !
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

2 comentários:

  1. Oi, como está?
    Amo a Agatha, mas só tenho livros das coleções novas, estou doida pra passar num sebo e comprar uns antiguinhos!!
    Tem post novo no blog,
    passa lá e confere!

    endless-poem.blogspot.com.br

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito tanto dos novos quanto dos antigos, mas estou com uma sorte de só achar os antigos hehe

    Até mais e volte sempre \õ

    ResponderExcluir

Top